AR recomenda ao Governo a construção do novo hospital do Oeste

Assembleia da República recomenda ao Governo a construção do novo hospital do Oeste

 

A Assembleia da República recomendou ao Governo a construção do novo hospital público do Oeste e a readaptação dos Hospitais de Peniche, Torres Vedras e Caldas da Rainha.

A recomendação refere que o governo deverá concretizar “o mais rapidamente possível a construção do novo hospital do Oeste, cumprindo o estudo realizado e mantendo a decisão de o construir no local atualmente definido”.

O novo hospital contará com “mais de 400 camas, que alargue as especialidades e valências hoje existentes no Centro Hospitalar do Oeste e garanta capacidade de internamento hoje inexistente para várias especialidades”.

Para além da construção do novo hospital público do Oeste, as instalações do atual Centro Hospitalar do Oeste em Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha, devem ser alvo de uma intervenção de modo a “melhorar as suas condições e a adaptá-las, no futuro, a serviços de saúde em proximidade, como consultas externas de algumas especialidades, hospital de dia, tratamentos de reabilitação e cuidados continuados e paliativos, e reforço dos cuidados de saúde primários”.

O governo deverá ainda assegurar “um sistema de transportes eficaz em toda a região que permita às populações de toda a região o fácil acesso ao futuro hospital”.

A recomendação refere ainda, que o governo deverá “garantir que a decisão referente ao método de financiamento da construção e administração deste hospital é tomada antes da discussão do Orçamento do Estado para 2025”.

Em junho do ano passado, o então Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou que o novo hospital do Oeste será construído na Quinta do Falcão, no Bombarral, e que deveria ser construído no prazo de cinco anos (ver artigo do Jornal de Mafra).

Partilhe o Artigo

Leia também